segunda-feira, 4 de março de 2013

Jogo De Cartas - Buraco

Olha eu aqui de novo! Eu tinha dito no outro post , que um jogo de cartas chamado " buraco" , era tipo uma "tradição" da minha família, isso é porque todo mundo sabe jogo, todo mundo gosta de jogar e toda vez que nos reunimos nós jogamos. Então , como é um jogo que eu gosto muito, apesar de não ter muita prática, resolvi falar um pouquinho dele.
O Buraco ou Canastra foi inventando nos anos 40 por Uruguaios, esse grupo de amigos uniu vários elementos de outros jogos Bridge, Rúmi e Conquián e aí surgiu a "Canastras". O jogo de baralhos para duplas ( também pode ser jogado individualmente, um jogador de cada lado) foi se popularizando e se espalhou pelo mundo e recebeu vários outros nomes, como Biriba ou Buraco como é conhecido pela minha família.

Se joga com dois baralhos completos e o 2 de qualquer naipe , vale como carta coringa, nós aqui em casa jogamos até umas das duas duplas fazer 2 mil pts e aí é que vem a segunda rodada, pra ver se a dupla que ganhou a primeira rodada é boa mesmo, se a dupla ganhadora for a mesma, bem , se for a outra, aí vem a prova final, mais uma rodada, pra se decidir a dupla campeã! E isso pode durar horas e horas.....
Pra se ir fazendo pontos, precisamos descer jogos, que podem ser canastras limpas :
ou sujas :
Se o coringa utilizado for do mesmo naipe das outras cartas aí você pode limpar a sua canastra, do contrário, ela sempre vai ser uma canastra suja.
E aí você também pode fazer trincas ou charutos, que também podem ser chamadas de "lavadeiras" , de cartas do mesmo valor de naipes variados. Quando eu jogo geralmente a gente segura um pouco e fala "só 3 á 5" , por sempre tem um espertinho tipo eu quer quer fazer charutinho com Coringa, Ás , Rei, Dama e Valente e com as cartas altas e ai estraga todo o jogo , como diz a minha mãe, alguns boatos por aí dizem que meus tios já fizeram canastras de Coringa .............. Ah tem um morto também, que é quando acaba as cartas de alguém da dupla , ela tem direito a pegar mais 11 cartas, depois que ela usar tudo ou que o parceiro dela tiver usados todas as dele, ai eles podem bater o jogo , SUPER DA HORA QUANDO VOCÊ ACABA DE PEGAR O MORTO E O SEU AMIGO DE FÉ , IRMÃO CAMARADA BATE O JOGO E  VOCÊ AINDA TEM QUE PAGAR POR ELE, PORQUE VOCÊ NÃO MEXEU NELE!!!!
Quando as duplas fazem Mil pts, na próxima jogada ela só podem descer jogos que somes 75 pts , se não amigo , já era...e aí dá muita raiva, porque você nunca tem cartas suficientes para isso.....
Depois que o jogo acaba vamos lá contar os pontos, a dupla que bater o jogo, ganha 100 pontos e a partir daí ela soma o que ela tem na mesma, a Canastra limpa vale 200 pts e a suja 150 , e depois os outros joguinhos que a duplas fez você conta o valor da carta! E assim você vai jogando a noite inteira, até o dia clarear, SQN.
Bom, Buraco é um jogo viciante por assim dizer, um jogo que você precisa de muita atenção, pra não hora que você descartar alguma carta você não deixar passar nenhuma que sirva para os adversários, também pra não ficar com cartas na mão sendo que você pode fazer joguinhos com ela, e olha é isso que me atrapalha, porque eu gosto de ficar falando e falando quando estou jogando, e eu não paro de falar mesmo, aí a minha mãe fica brava porque a gente perde , mentira, é só um jogo! E olha que mesmo quando a gente tá ganhando ela fala que eu preciso prestar mais atenção pra não dá bobeira!
Então é isso, um post bem diferente aqui no blog dessa vez, nunca pensei que você falar de jogos de cartas, mas aí está! Uma breve explicação sobre o Buraco... Ah e pode ser que você conheça o jogo mais jogue diferente, e isso é normal, cada um tem seu jeito de jogar, alguns permitem a tal das "lavandeiras" e outras não como o buraco tradicional e existem outras coisas que alguns aceitam e outros quando jogam não , isso aí varia ! Mas seja como for, jogue pra se divertir, é um bom passatempo para relaxar e reunir a família! 
Vou ficando por aqui! Beijos